Armadilha ou Estratégia

Enquanto nos enfronhamos em descobrir novos meios e maneiras de conseguir aproximar uma marca ou produto junto ao seu target, sempre com inovação, impacto, resultado e baixo investimento, (afinal é sempre o que o cliente pede nos briefings), do outro lado temos o consumidor entendendo todo esse esforço de comunicação como armadilhas no PDV.

O UOL Economia publicou uma matéria com dicas sobre como o consumidor deve agir e se planejar para não cair em tais armadilhas, que por consequencia acabarão levando ele a gastar mais do que o programado.

Para ilustrar essas dicas eles divulgaram um infográfico com a marcação de todos os locais em um supermercado onde o consumidor deverá ter muita atenção para não ser atraído e acabar caindo em tentação.

http://economia.uol.com.br/infograficos/2011/05/17/armadilhas-dos-supermercados.jhtm#comentarios

A apresentação é muito boa, didática e interativa. Aborda as diferentes disciplinas que compõe a operação de um ponto de venda, passando pela distribuição das gôndolas e o espaço entre elas, disposição dos produtos, temperatura e som ambiente, iluminação, não existência de relógios visíveis, check out e ações promocionais.

Para quem tem a missão de melhorar e reforçar o posicionamento de um determinado produto, aproximá-lo do seu target, incrementar o volume de venda, divulgar novas variantes, melhorar sua exposição, visibilidade e por conseqüência maior market share, todo o trabalho parte do profundo conhecimento do canal e do desenvolvimento de diferentes estratégias para atender a cada um dos objetivos.

Ou seja, dispõe-se de muito tempo de diferentes tipos de profissionais para conseguir criar e viabilizar qualquer tipo de ativação no ponto de venda.

A definição “armadilhas” ao invés de “estratégias” não é totalmente verdadeira para boa parte dos consumidores, e isso é possível descobrir quando são realizadas as pesquisas de grupo onde a opinião do consumidor é o que conta para a tomada de decisão em relação ao lançamento de um produto ou de uma campanha.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0