Bibliotaxi

Transporte público sempre foi um problema em São Paulo mas a realidade está mudando. Longe (muiiiito longe) de ser o ideal. O metrô tem mais linhas (mas continua quebrando), os ônibus estão desafogando (mas continuam cheios), e as pessoas tem (um pouco) menos de sufoco no seu transporte. E a leitura não tem fugido disso. As vending machines de livro continuam nas estações. Pessoas lêem de pé apertadas ou sentadas exprimidas. Um hábito que eu acho legal que não temos aqui é o de deixar a leitura por onde passamos.

Num momento “garoto classe media de São Paulo”, me lembro como era legal descobrir tipos de leitura nos trens e metro de Nova York. Sempre eram diversos veículos direcionados a diversas classes e que todas usavam o mesmo transporte publico. Seja o “The Worker” ou o “The Wall Street”, eles estavam lá, já tinham sido lidos e esperavam o próximo que os lesse até o fim do dia e só ai jogasse fora. Duas vezes achei livros. Um era estilo economia para idiotas, não achei legal. O outro eu não lembro mas era um desses romances Vitorianos.

Tudo isso em transportes coletivos. Mas e num transporte como taxi? É possível promover isso? Sim. E num projeto que precisa de divulgação. O Bibliotaxi. Veja e participe. Com o apoio do Instituo Mobilidade Verde, que já faz a Bicicloteca, eles se utilizam do taxi como um meio para compartilhar livros. Não precisa de cadastro, não precisa pagar e de certa forma não precisa devolver mas depois de ler, compartilhe.

Esses caras andam por toda a cidade, tem contato diário com diversas pessoas e tem opiniões sobre muitas coisas. O que vale mostrar essa ação do TED e como eles se utilizaram desses caras que são um enorme canal cheio de conteúdo.

Você pode doar livros para o Bibliotáxi ou até devolver se você conhece e já leu. Se encontrar com algum taxista que faz parte do projeto pode doar diretamente pra ele ou nesses postos coleta

Centro de SP
Rua Bela Cintra, 409 ( The Hub)

Biblioteca Mário de Andrade
Rua da Consolação, 94

Vila Madalena

Villa Mundo:
R. Belmiro Braga, 146, Vila Madalena, São Paulo – SP. Tel.: (11) 3813-7719.

Catraca Livre:
Rua Gonçalo Afonso, 55, Vl. Madalena, São Paulo, SP | Tel.: +55 11 3813 1645

Ponto de Táxi:
Rua Wizard X Fradique Coutinho

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0