Entrevista: Charles Dawson

Na última conferência do Grupo de Planejamento o tema era 1+1, reforçando o trabalho colaborativo. Mas uma das bandeiras é a inspiração do Planejamento e as ferramentas de Tendências, Reports e Cases que temos que usar em pesquisas de trabalho. E nesse ano tivemos a presença de Charles Dawson, consultor independente da WARC na América Latina e que apresentou a ferramenta numa palestra sobre tendências.

Levantando a bandeira do Brasil e utilizando um “W” feito de pregos numa placa de madeira no corredor da conferência para apresentar o WARC aos curiosos eu fui me apresentar como Banco de Eventos e usuário da ferramenta. Sim, aqui nós usamos WARC. Isso rendeu uma visita e uma conversa com o pessoal do Planejamento aqui na agência. Depois pedi algumas perguntas pra ele. O Charles é uma pessoa bem legal, foi muito solicito com a gente e ama o Brasil ( não é papo de Rockstar em turnê na América do Sul. Ele gosta mesmo). Ah, lê ai que é rápido e é legal.

NOS CONTE UM POUCO SOBRE VOCÊ. COISAS PESSOAIS PODE SER? SOBRE A SUA CARREIRA AINDA MELHOR.

Eu tenho a sorte de ter uma longa carreira em publicidade, durante a qual eu vi o negócio de quase todos os ângulos. Eu tenho sido cliente de agência, trabalhado em agência, diretor de mídia, o chefe de uma agência de mídia, proprietário de uma mídia, auditor de mídia, vice-presidente de duas empresas de pesquisa de mercado (incluindo TGI LatAm), fundador de uma consultoria de pesquisa de consumo e insight, consultor e jornalista. Este tipo de variedade dá-lhe um ponto amplo de vista, e muitas novas formas para alimentar a sua curiosidade! (E também te deixa um pouco esquizofrênico …!).

COMO VOCÊ DÁ CONTA DE DUAS EMPRESAS? (“WARC” E “PI RESEARCH”)

Simples, na verdade: você aprende a dizer a todos “A resposta é sim. Agora, qual é a pergunta? “. Essa é a vida de um consultor independente que opera muitos portfólios diferentes …!

EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS “O QUE É WARC”?

WARC é simplesmente o melhor e mais completo banco de conteúdo de publicidade, dados e conhecimento reunido em um só lugar.

COMO COMEÇOU SUA HISTÓRIA COM O WARC?

WARC publica a revista Admap. Há mais de 12 anos o meu artigo foi publicado na Admap – sobre a frequência efetiva no planejamento de mídia. Desde então, tenho escrito muitos artigos e reportagens para Admap, sobre temas tão variados como LatAm (10 países), Rússia, Coréia do Sul (eu trabalhei em todos esses lugares). Também passei 10 anos escrevendo coluna Admap Insight regulares do Consumidor. Eu realmente não posso lembrar de uma época em que eu não contribuiu para o jornalismo do WARC e suas publicações. Além disso, eu compilei para WARC o primeiro “Livro de Bolso do Marketing Europeu”, cerca de 20 anos atrás.

COMO VOCÊ VÊ A EFETIVIDADE DO WARC NOS TRABALHOS PUBLICITÁRIOS, NÃO SÓ NO BRASIL, MAS NO MUNDO INTEIRO?

WARC tem a maior coleção desses cases de sucesso premiados do que em qualquer lugar, por isso é muito indispensável.

COMO O WARC ENXERGA O BRASIL?

Otimista!

QUAL É A PRÓXIMA SENSAÇÃO DA GALERA? PRÓXIMA TENDÊNCIA?

Brasil! (Mas você Brasileiros precisam dizer às pessoas o quão incrível e maravilhoso este lugar é….)

VOCÊ ESTEVE AO REDOR DO MUNDO E FALA DIVERSAS LÍNGUAS. COMO VOCÊ VÊ O BRASIL NESSE CONTEXTO, INCLUINDO A COPA DO MUNDO E AS OLIMPÍADAS?

Brasil pode ser campeão em mais do que eventos esportivos apenas. Eu me sinto muito sortudo de conhecer pessoas aqui e se envolver com elas. Estou ansioso para participar de um momento da história Brasileira que é emocionante, mesmo para os padrões Brasileiros. Parabéns Brasil!

THANKS A LOT MR. DAWSON!

De naaaaa-da!

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0