Falando por imagens

Eu tenho uma mania de email e PowerPoint, falar por imagens. Parece mais simples e mais divertido. As vezes nem mil palavras, e sim uma Barsa inteira (alguém tem uma imagem para hipérbole?) é o que vale uma imagem. Geração Y, se não sabe o que é Barsa, procure no Google.

Acho que entendi de onde recebi essa influencia assim como milhares de pessoas durante mais de 50 anos, do criador da dobradinha do MAD, Al Jaffe, um cartunista de 89 anos. Quem nunca fez uma dobradinha MAD twita esse post e aproveita pra brincar aqui. Quem já fez sabe do que eu to falando.

Estampado contracapas da MAD desde 1953, as dobradinhas já são um clássico e agora estão reunidas TODAS até 2010 numa única coleção a venda na Amazon.

Numa entrevista no vídeo abaixo Al conta de onde veio sua inspiração, de uma outra instituição ao meu ver, os posters da Playboy. Seu insight foi utilizar as dobras como piada, e o que era para ser apenas um conteúdo de uma edição, se prolongou até hoje sendo mais de 500.

Estamos na onda do “politicamente correto” e ele sintetiza muito bem o que é a forma de humor político: “Tirar sarro de pessoas que confiamos,… que muitas vezes não deveríamos. (…) mas acima de tudo era pela diversão.”

Encontro nesse depoimento uma argumentação para um conceito que prezo em campanhas, a surpresa.

 

“O essencial da comédia é baseado em surpresas. Desde quando um bebê é jogado pra cima pelo pai fingindo que o vai largar e o bebê ri”. Acho que essa deve ser a primeira “pegadinha” que aprontam com a gente. E ele transmite essa surpresa em seus cartuns fazendo pessoas rirem sem se utilizar de palavras.

É inegável a influencia que a revista MAD teve e tem até hoje não só em comediantes, mas nesses principalmente. E o ciclo se completa quando Jaffe diz que é influenciado por muitos deles. Apesar de estar velho “o suco criativo nunca acabou.”

Risada e surpresa. Dois elementos que com certeza irão trazer relevância para qualquer ação que uma marca faça. Precisa se inspirar? As revistas MAD está nas bancas. Aproveita e dá uma dobradinha.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0