I Mostra de Eventos da Paraíba

Participei da abertura da I Mostra de Eventos da Paraíba em João Pessoa na última quinta-feira, organizada pelos alunos do Curso de Empreendedores do SEBRAE. Foram três dias de workshops, feira e palestras voltadas para a área de eventos sob a temática de Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade. O evento contou com a presença de Anita Pires, Presidente da ABEOC, Líbia Macedo falando de marketing esportivo, Tania Trevisan abordando de forma prática a Criatividade e Sustentabilidade em Eventos e Sérgio Junqueira da Revista Eventos trazendo informações sobre o mercado de congressos no Brasil. A região está fervilhando e enquanto discutíamos oportunidades para os animados e inspirados empreendedores, acontecia simultaneamente no Centro Histórico o Festival Mundo.

Com muita energia e simpatia fui guiada pelas ruas da Capital por verdadeiros anfitriões, pessoas que sabem o que querem: preparar a Cidade para tornar-se um destino turístico imperdível e considerado para receber eventos não apenas por suas belas praias, mas por estrutura hoteleira, Centro de Convenções de padrão internacional, Espaços Culturais e uma forma de ver o mundo muito mais simples e principalmente criativa.

Mais de 20 bandas subindo ao palco, apresentações de teatro, skate, capoeira e cinema, além de discussões e oficinas.
O Festival levou um público de 4 mil pessoas à Usina Cultura Energisa no Centro Histórico durante o final de semana (10 e 11).

Um jeito bem criativo pra vender o principal commodity da região: água de coco

Impossível não se encantar com o Coco mais oriental das Américas, a Estação Cabo Branco que é um espaço para Ciência, Cultura e Artes da melhor forma Oscar Niemeyer de se ver, a ciclovia que contorna a orla e é claro, o sorvete de caipirinha com cachaça. Iniciativas pequenas e criativas de grandes empreendedores que fizeram a região crescer e a Cidade tornar-se um pólo não apenas turístico mas cultural e de negócios.
Centro de Convenções de João Pessoa R$ 170 milhões de investimento. A obra será concluída em junho de 2013.

Centro Histórico – Praça Antenor Navarro / Hub cultural e de eventos, já recebeu o projeto Tudo de Cor para Você promovido pela marca de Tintas Coral da Akzo Nobel

Mesmo não sendo cidade-sede ou um destino óbvio para Copa e Olimpíadas como o RJ os inquietos empreendedores locais estão preparados para receber e representar o País de uma forma genuina, espontânea, brasileira e principalmente sustentável, pensando no legado após os grandes eventos. Precisa de mais? Segundo o simpatico guia taxista: “That’s it, e ready!” (uma tradução peculiar para a expressão local “é isso e PRONTO”).
Pra ficar tudo PRONTO mesmo ainda falta muito, mas o otimismo e a colaboração são contagiantes e um exemplo para o País inteiro não ficar imaginando na Copa, vai lá, faz e PRONTO!

Todo fim de tarde, nos bares as margens do Rio Paraíba (na praia fluvial de Jacaré), acontece o Pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel.
Atrai turistas diariamente e até executivos de terno e gravata aproveitando a paisagem.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0