Nokia Developer’s Day

Baseado no já consagrado evento Games Developer’s Day, a Nokia promoveu com o apoio do Banco de Eventos na última sexta-feira dia 23, um evento para apresentar a sua mais nova parceria com a Microsoft: O Nokia Lumia.

Uma belíssima estrutura foi montada na “Estação São Paulo” em Pinheiros. Um amplo local que abrigou além de palestras, espaço conceito com os novos produtos lançados naquela tarde entre outras atrações, por exemplo, quem quisesse se arriscar poderia jogar o video-game Xbox da Microsoft.

O evento reuniu mais de 200 convidados entre desenvolvedores, designers e programadores de aplicativos mobile. Segundo Almir Narcizo, presidente da Nokia no Brasil em discurso de abertura,
“este é um dos mais importantes públicos da empresa”.

O intuito do evento era apresentar aos profissionais os novos dois produtos da categoria Smartphone: O Nokia Lumia 710 e o Nokia Lumia 800. Ambos com o novo sistema Windows Phone.

Já na apresentação de abertura, Almir Narcizo afirmou que o mercado tem espaço para mais uma plataforma de smartphones e por essa razão apostaram no Windows Phone. Agradeceu aos desenvolvedores pelo interesse em se especializarem e criarem utilitários baseados neste sistema e destacou a importância dos desenvolvedores, dizendo que são eles a “terceira ferramenta” da empresa nos produtos da linha Smartphone.

Em seguida, Décio Martins da Microsoft, mostrou aos presentes como funciona e que recursos novos foram incorporados ao sistema Windows Phone.

Em todas as palestras apresentadas, o tema visava deixar os desenvolvedores por dentro do que pode ser feito e até onde a nova plataforma do Windows Phone pode ir. Na segunda palestra, o representante de novos projetos Daniel Rocha informou que hoje mais de 100.000 desenvolvedores em todo mundo criam aplicativos para os produtos da empresa e é um mercado que não para de crescer e sempre requer novidades.

De acordo com a palestra de Izabel Zanforlin, gerente de negócios da Nokia, o mercado de aplicativos para celular não para de crescer e o destaque são os apps. pagos, que têm maior volume de downloads do que os gratuitos. Em seguida foi a vez de Eduardo Petrucci apresentar o Nokia Location Plataform, um sistema baseado em geolocalização, demonstrando um panorama idealizado para desenvolvimento de serviços até a Copa de 2014.

O evento seguiu com palestras técnicas onde profissionais da Microsoft e da Nokia apresentaram plataformas de desenvolvimento de aplicativos e games para Windows Phone. Entre elas, podemos destacar a palestra de Fernando Martim que falou sobre ferramentas de desenvolvimento de aplicativos para Windows Phone e a palestra de Thiago Bessa, que veio de Manaus-AM, especialmente para falar sobre criação de games na linguagem XNA, apresentando na prática durante a palestra que criou um jogo bastante simples agradando os convidados.

Para a maioria dos participantes, o Nokia Developer’s Day foi um grande sucesso e a percepção que se tinha era que muitos sairiam de lá diretamente para começar a projetar novidades para integrarem a vasta loja de produtos para os smartphones Nokia.

 

[miniflickr photoset_id=72157629682555885&sortby=date-posted-asc&per_page=21]

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0