SXSW Interactive 2012.

Com o crescente no número de pessoas conectadas através de aparelhos móveis, celulares com 3G, tablets e outros gadgets, não é de se estranhar que o principal tema em pauta sejam os apps e inovações para este ramo da comunicação. E isto se mostrou presente mais uma vez no South by Southwest,SXSW 2012, que aconteceu em Austin-TX, nos EUA. Entre muitos assuntos tratados estavam as novidades que devem surgir este ano, especialmente para redes sociais.

Startups eram um dos focos principais abordados pelos participantes e a busca em comum eram por quais seriam as maiores novidades do setor neste ano e quais aplicativos seriam tendência entre os usuários de tablets e smartphones.

O highlight foi um dos apps mais comentados: este aplicativo mostra que usuários do FB estão próximo a você geograficamente. Além deste outros app baseados em geolocalização e cruzamento de dados relacionados a interesses foram mencionados também com bastante expectativa de popularização: o Glancee e o japonês Pitapat. Este último, com mais destaque pela mecânica de funcionamento que encontra interesses entre usuários e faz o papel de “cupido”, rankeando o volume de interesses até finalmente apresentar os usuários com potencial para serem amigos ou algo mais.

Além destes, vale mencionar o app gratuito do próprio evento que mostrava aos participantes a agenda do evento e avisava ao usuário quando uma atração estivesse prestes a iniciar.

Entre outros assuntos discutidos, a velha máxima entre engajamento x alcance foi debatida.
Até que ponto o volume de fãs é mais importante do que o volume de interações? Entre as conclusões em comum é de que volume de fãs é realmente importante mas engajar é fundamental e pode ser diferencial necessário para as marcas nas redes sociais.

A grande novidade sem dúvida será a comunicação baseada em interesses próximos e através das redes sociais trazer o papo com “estranhos” mais perto da vida real, permitindo você falar com pessoas mais próximas e até conseguir marcar um encontro real de maneira instantânea.

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0