Um estádio nada convencional

Os arquitetos libaneses da Mz Architects são os responsáveis pelo Rock Stadium, estádio de futebol localizado no centro de Al Ain nos Emirados Árabes. O projeto rendeu aos arquitetos o prêmio Retail and Leisure Award deste ano.

Inspirado no Templo de Anahita, e em antigos templos e estádios gregos, a idéia dos arquitetos era a de mesclar arquitetura e paisagem, criando assim um espaço no qual o visitante pudesse usufruir da beleza do deserto e de qualquer atividade dentro estádio.
Afundado nas areias do deserto o estádio é como um tesouro escondido que compõe o “cenário” local.

A estrutura submersa diminuirá o impacto do sol em dias quentes, e a noite com as luzes acesas, um enorme feixo de luz será formado no céu

Uma série de planos inclinados e fincados no chão irão compor e formar o espaço junto a uma enorme montanha vulcânica. Longos e estreitos corredores ligarão o estacionamento a entrada do estádio.

Somente materiais locais estão sendo utilizados criando assim padrões que enfatizam as características naturais e originais do local. Uma abordagem totalmente sustentável também esta sendo aplicada, e todos os materiais escavados serão reutilizados.
O futuro estádio do Al Ain FC terá aproximadamente 200 mil metros quadrados, lugar para 30 mil espectadores e custará em torno de 750 milhões de euros.
Texto por Gabriela Batista (https://www.facebook.com/gabibatista92)
Fonte: inhabitat.com; thenational.ae
Fotos: divulgação

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0