Artigo: Uma soneca por produtividade

Um cochilo pode ajudar a melhorar seu dia. Descubra mais e prepare o seu cantinho do sono.

Quantas vezes, ao voltar do almoço para o escritório, você disse ou ouviu alguém comentar: “daria tudo por um cochilo agora”? Com certeza não foram poucas. Em um cotidiano que exige cada vez mais das pessoas, o tempo de descanso muitas vezes é prejudicado.

Mas o que nem sempre levamos em conta é que dormir – ou tirar aquela soneca – é importante para nossa saúde e pode determinar nosso desempenho profissional. Domenico De Masi, sociólogo italiano, afirma em seu livro “O Ócio Criativo” que reserva 15 minutos antes e depois de seu almoço para relaxar. Para o acadêmico, isso renova suas energias. Os espanhóis também são famosos por suas siestas.

Mas será que tirar um cochilo no trabalho é uma forma de aumentar MESMO sua produtividade ou simplesmente um ato de desinteresse?

Saiba que dar uma dormida pode ser uma bela forma melhorar seu desempenho mental. Pois é! Não é por preguiça, mas para tornar seu dia a dia mais produtivo. De acordo com Sara Mednick, PhD em psicologia pela Harvard e autora do livro “Take a Nap! Change your Life”, uma dormidinha pode dar um gás na sua criatividade, ajudar a reter conhecimento, melhorar seu humor e muitas outras coisas. Isso ocorre porque o sono dá uma “reiniciada” no cérebro.

O que precisamos saber é: quanto tempo dormir? O site Lifehacker criou um infográfico que explica quatro tipos de cochilos e os benefícios que eles podem trazer. Veja:
nap

E então, qual o seu tipo de soneca? Apenas tome cuidado para não exagerar e calcule bem quando e onde vai tirar seu sono. Ele pode fazer a diferença – em todos os sentidos! Se quiser, veja uma palestra da Dra. Mednick em um TEDx em que ela detalha melhor o assunto:

Share on Facebook0Tweet about this on TwitterPin on Pinterest0Share on Google+0Share on LinkedIn0